Autoestima do seu filho:

O Que Toda Mãe Deve Saber!

Autoestima
Os pais têm grande influência na formação da autoestima dos filhos, o ambiente, as interações (verbais e não verbais), a qualidade dessa relação, têm um impacto profundo no desenvolvimento da imagem que as crianças têm de si mesmas e do seu valor como indivíduos desde os primeiros anos de vida.
Não podemos negar que as crianças despertam em nós adultos, emoções, às vezes incontroláveis, como alegria, tristeza, culpa e dúvida. 
Ainda mais quando temos que lidar com um outro ser, que não aceita um “não” facilmente, que tem preguiça, quer debater, beliscar e pouco cooperar com tarefas simples.Além de tudo, não poupamos esforços para fazer o melhor, na alimentação, vestuário, brinquedos, boa escola e médicos, mas mesmo assim nossos filhos não vão corresponder às nossas expectativas e muito menos aos resultados que esperamos o tempo todo.

E nesse turbilhão de sentimentos, ainda precisamos pensar em como queremos educar nossos filhos, como iremos nos comportar com eles para que tenham uma autoestima elevada, sejam confiantes e tenham um sentimento do próprio valor, sem precisar impressionar os outros para se sentirem amados e bem quistos.

E como os pais podem ajudar a formar uma autoestima elevada na vida de seus filhos?

 Compartilho 10 sugestões que vão ajudar muito!

  1. Conecte-se com seu filho, reconheça e elogie os esforços e conquistas dele;
  2. Evite usar rótulos negativos como: “você é lento demais”, ou “pare de ser tão irritante”.
  3. Não faça comparações com irmãos, amigos ou outras crianças.
  4. Esteja sempre disponível para ouvir seu filho, sem julgamento ou crítica.
  5. Fazer a criança passar por alguma humilhação ou desrespeitá-la em público.
  6. Promova o respeito próprio e pelos outros em seu lar.
  7. Gritos e xingamentos reforçam para a criança que ela não é boa o suficiente.
  8. Apoie seus filhos em seus interesses e paixões, incentivando-os a explorar seus talentos
  9. Falar mal da criança na frente dela.
  10. Seja você um modelo positivo de autoestima e auto aceitação para seu filho.

Conteúdos relacionados

Tatiane Cerqueira | Foto

Quem sou eu?

Sou Tatiane Cerqueira, mãe do Rafael e João.

Atuo como Educadora Parental com certificação internacional de Disciplina Positiva e Montessori. Sou Master em Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose Clínica, Constelação Familiar e pós-graduada em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.

Após 15 anos no mundo corporativo, na área de Recursos Humanos em multinacionais, realizei uma transição de carreira e hoje guio inúmeras mulheres, mães em suas jornadas de transformação, as ajudo a descomplicar a maternidade para terem mais paciência e conexão com seus filhos.

O meu objetivo principal é que, através de um olhar acolhedor, possa oferecer orientação, suporte e ferramentas da Disciplina Positiva para pais e cuidadores em relação à criação e educação dos filhos. 

Ajudo mães a desenvolverem habilidades e estratégias para lidarem com a desobediência dos filhos, falta de limites, punições, conflitos entre irmãos, falta de rotinas e momentos de birra.

Depoimentos das Mães

“Com você percebi que podia mudar a minha vida e manter as rédeas da minha família! Aprendi a olhar cada criança diferentemente com seus temperamentos e aprendi a administrar isso!! Fiquei tão confiante em mim que me vi livre de babás para terceirizar a educação das minhas preciosidades!”

CAROLINE B.

“Me sinto segura para enfrentar todas as situações com meus filhos. Amei toda nossa jornada de encorajamento! Essa experiência com você deu tanto certo que mudei minha vida!
Obrigada por mostrar meu norte.”

JULIANA E.

“Sinto que melhorei como mãe, com mais calma, mais paciência, conseguindo respirar e pensar na melhor forma de agir, antes de apenas reagir sem pensar.
Minha auto cobrança diminuiu e agora sei que posso errar. Com isso, sinto mais leveza e tranquilidade no dia a dia.”

RENATA S.

“Super indico seu trabalho, hoje sou uma mãe muito melhor, precisei conhecer a mim mesma para me abrir para minhas filhas. O trabalho foi tão bem executado que no final nem me lembrava o porquê havia feito terapia.”

JÉSSICA S.

“Passando para agradecer pelo trabalho lindo e poderoso que fizemos, você conduziu os atendimentos de uma forma muito gentil, amorosa e firme, senti no coração cada emoção e já posso ver a cura se realizando em minha vida e na e na dos meus filhos. Gratidão pelo profissionalismo.”

TANIA A.

“A terapia me ajudou muito! Tivemos a viagem, a construção de uma nova mãe, os aprendizados, a superação do medo, a fortaleza que se criou. Gratidão.”

ANITA. M

Como funciona?

Atendimento
Individual

Mentoria
para Mães

Mentoria para Mães
(mensal)

© 2024 Tatiane Cerqueira | Terapeuta para Mães. Todos os direitos reservados.